
"Quem anda no trilho é trem de ferro. Sou água que corre entre pedras - liberdade caça jeito"
(Manoel de Barros)
E caça a mesmo! Quando Mallê colocou o que tinha de mais lindo por dentro, para fora dos olhos, descobriu em sua essência a liberdade! Diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada (TAG), encontrou na estrada um jeito de lidar com a doença, bem como com a fobia social.
​
Mesmo com as constantes crises de ansiedade e limitações devido à síndrome do pânico, foi! Começou explorando a própria cidade, indo até as cidades vizinhas, e um pouquinho mais longe à medida que ganhava confiança. Tudo porém, é imprevisível. Nunca se sabe se amanhã será um dia de coragem ou de se esconder dentro do quarto.
​
Por ela surgiu o The World Around My Nose (O Mundo Ao Redor do Meu Nariz), que traça um olhar da passarinha para o mundo. O mundo sob uma ótica diferente, de quem sabe quanto esforço é preciso para levantar da cama, atravessar a rua, olhar alguém nos olhos...
​
Com o objetivo de registrar na memória e na fotografia as peculiaridades dessa jornada, Mallê se propõe a visitar cada cantinho distante, às vezes desconhecidos pelas pessoas, para praticar a "escutatória do povo", e registrar tudo o que seus olhos puderem ver e seus ouvidos escutar.
​
Japão ou o quintal de casa, pouco importa! A sensação de ter vencido mais um dia é sempre a mesma...
​
Além do registro fotográfico, um registro Divino, para ratificar o amor de quem passou por ali e se encantou.
Foto: Analu
Texto: Letícia Gomes e Filipe Macedo