Meu Primeiro Saco de Dormir - Como Escolhi
- Mallê
- 14 de jun. de 2016
- 3 min de leitura
A cada passo dado, novas experiências. Vamos crescendo aos pouquinhos, arriscando mais. Não há pressa. Cada um no seu tempo. E a cada movimento, levamos os limites para mais além.
À medida que vamos consideramos novas possibilidades, como percorrer trechos maiores e passar mais tempo na estrada, alguns itens fazem falta na mochila. Foi dessa forma que comecei a adquirir materiais e equipamentos.
A tarefa da vez foi comprar um sleeping bag. O detalhe é que a necessidade de investir em um veio naquela fase que todo mochileiro conhece bem: dinheiro curto! Mas, decidi pesquisar e aprender um pouco, e depois ver o que daria pra fazer!

Encontrei no site da Trilhas e Rumos (empresa brasileira de artigos para esportes e aventuras) várias dicas sobre como escolher um saco de dormir, as principais diferenças entre os modelos, de acordo com as situações às quais você se submeterá em sua viagem.
Na internet você encontra vários blogs que abordam o mesmo tema, e até resenhas específicas de quem comprou e testou cada produto. Como eu não tinha nenhum a vista e precisei entender do zero, o texto da T&R me caiu como uma luva (ou como um saco de dormir).

Depois de ver que o tipo de viagem que faço está mais dentro do perfil descrito como "trilha", escolhi o formato do saco de dormir. Pra mim que viro e reviro na cama a noite toda e não gosto da sensação de estar muito "presa", achei melhor o retangular, que ainda me dá a opção de usá-lo aberto para me cobrir.

Além do formato, existe muita diferença referente às temperaturas mínimas que cada um suporta, pra garantir um sono confortável. Claro que há variações de pessoa para pessoa, já que uns sentem mais frio que os outros (geralmente quem tem menos gordura corporal e pressão sanguínea mais baixa é mais "friorento"). Na embalagem, a temperatura é especificada como: Conforto, Tolerância e Extrema.

O capuz é uma vantagem, já que perdemos temperatura pela cabeça. Além disso, o tipo de costura, zíper e enchimento devem ser analisados.
É bom lembrar que o uso de um colchonete isolante além de tornar mais confortável, ajuda a manter a temperatura. Com o peso do seu corpo, as fibras do enchimento do saco de dormir vão ser comprimidas, diminuindo a espessura.
Cobertores de emergência (desses de alumínio) melhoram em até 5°C o isolamento, e também protegem de umidade. Um acessório barato, que deve estar na mochila sempre!
Minha Escolha
Agora sim, um pouco mais íntima e entendida do assunto, fui procurar um saco de dormir. Confesso que estive mais preocupada com o preço do que com as características que estudei a respeito. Mas tentei não fugir muito.
Vasculhei entre novos e usados, lojas físicas e online, grupos de anunciados... Tudo! Enquanto isso, ia colocando minhas moedinhas na latinha para pagar por ele. Por pouco não comprei um em um grupo, por R$ 70,00. Antes, resolvi dar uma última pesquisada. E aí, encontrei aquele precinho de brilhar os olhos! Quando entrei no site, vi as fotos do produto, as descrições, li cada avaliação dos clientes... Estava decidida a comprá-lo. Havia três opções de cores. Quando escolhi a que mais me agradava (apesar disso ser irrelevante), o preço mudou. Ué?? Sim, meus amigos... Uma diferença que dava pra comprar mais um saco de dormir!

A parte triste é que olhei no site à noite, e só comprei no outro dia de manhã, e nessas poucas horas o valor subiu mais de sete reais. Ainda assim, valeu a pena. Comparado ao que eu ia comprar (usado), economizei R$ 20,10 (cada centavo conta).
O escolhido foi um retangular, da linha Fun da Mormaii.

Como o produto ainda não chegou e eu só viajo daqui há um mês, fico devendo o review! Na expectativa...
تعليقات