Bem Vindo a Turmalina!
- Mallê
- 11 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Manhã. Verão. Prepare-se para o calor intenso antes mesmo da luz do dia! Turmalina faz parte do Alto Jequitinhonha, numa região de clima semi-árido, onde as árvores retorcidas, típicas do cerrado, se perdem em meio ao mar de eucalipto que substitui gradativamente a vegetação nativa.
Ladeiras e morros. Do alto de suas ruas íngremes, é possível avistar as montanhas e grotas das Minas Gerais, por onde se estendem as comunidades rurais que, por estes lados, costumam ser maiores que a própria área urbana.

Cidade tranquila, pacata. O ritmo lento preserva a graciosidade que só o interior tem. A vida segue mansa. Sem pressa.
A Praça da Matriz está cheia! As árvores deixam cair suas flores da última primavera, formando tapetes coloridos pelas calçadas. Crianças brincam, mulheres descansam, senhores com seus chapéus param para um dedo de prosa.

A bucólica e hipnotizante paz é interrompida pela folia no alto das árvores: os passarinhos estão em festa! Brincam felizes, certos de que estão seguros. Ao invés de gaiolas, o que os espera é o alpiste fresquinho, em qualquer um dos comedouros espalhados pela cidade. A liberdade aqui foi garantida.

Mas não serão as vibrantes penas dos Canários da Terra as únicas cores a serem vistas quando olhar para cima: em cada árvore existem diversos vasos com orquídeas, para deixar a cidade mais florida.

Turmalina é uma cidade cheia de encantos! Seu povo aprendeu a estar em harmonia com a natureza, que fornece seu sustento, transformada em arte e objetos de uso diário.
É de se admirar a habilidade das mulheres, que esculpem no barro cenas cotidianas. As flores transformam-se em bordado nas colchas feitas no tear. Mostram sua força e transmitem seu conhecimento eternizando a sabedoria popular.

Em meados de setembro, a cidade é berço da boa música, durante o festival que já acontece há mais de 30 anos. As ruas fervilham com turistas que chegam de todos os lugares, devido à fama do evento.
Seja qual for a época, venha de coração aberto, pois é assim que será recebido!
Comments