top of page

Paçoca Salgada

  • Mallê
  • 19 de ago. de 2014
  • 2 min de leitura

Recém chegada à capital mineira, fiz alguns amigos. Um belo dia, numa conversa leve, alguém me oferece "paçoca". O coração cheio de saudades da terrinha natal logo se alegrou! E quando a boca já afiava o paladar, chega até minhas mãos um docinho de amendoim. Aceitei de bom grado, que não sou de recusar nada de comer! Mas fiquei encafifada...

Tão logo surgiu a oportunidade, perguntei se conheciam paçoca salgada. "Amendoim com sal?" Ahh... Mas bastou me retrucarem com aquela pergunta pra eu saber que não! Eu saí com um sorriso bobo que ninguém entendeu. É só que acho bonita demais essa diversidade cultural, que nem precisei sair do Estado pra encontrar...

Nessas férias, eu corri pra matar a saudade da minha cidade, com um pedido especial: "Pai, me faz paçoca?". E aqui eu nem preciso dizer que é salgada, porque é a única que a gente conhece!

Com um carinho enorme, eu fiz questão de registrar passo a passo, pra mostrar como é feita a nossa deliciosa paçoca de carne seca, e que não é farofa como teimaram em Belo Horizonte!


Então, taí:


Paçoca

Ingredientes:


- 3 kg de carne de sol

- 2 kg de toucinho de barriga

- 500 g de torresmo

- 03 dentes de alho

- 01 cebola cortada

- Farinha de mandioca a gosto


Modo de fazer:

Carne de sol

1. Lave a carne de sol para retirar o excesso de sal. Faça isso antes de partir, para que junte menor quantidade de água na panela. Corte em cubos e frite.

Toucinho de Barriga

2. Corte o toucinho de barriga em cubos. Coloque uma pequena quantidade de óleo na panela, apenas para que não grude no fundo inicialmente. Não é preciso mais que isso, já que ele soltará bastante gordura. Frite.

3. Corte os dentes de alho em cubos. Reserve.

Cebolas em cubos.

4. Corte a cebola em cubos. Reserve.

5. Frite o torresmo aos poucos. Utilizando a gordura to toucinho, coloque pequenas quantidades na panela, e regue com escumadeira todo o tempo, para que fritem uniformemente de todos os lados.

6. O ponto da carne de sol é até que fique bem escura, no ponto de quase "torrada".

7. O ponto do toucinho de barriga é até que fique sequinho e dourado.

8. Igualmente, o torresmo deve ficar sequinho e dourado. Não podem ficar partes duras, pois isso significa que não fritou por completo.

9. Aqui está a grande diferença entre a paçoca e a farofa: a carne é desfiada e os ingredientes misturados socando tudo dentro de um pilão de madeira. A mão de pilão é bastante pesada, e exige bastante esforço!

10. Coloque dentro do pilão previamente lavado e bem seco: a farinha de mandioca, o alho picado, a cebola picada, o toucinho e o torresmo fritos.

11. Soque com a mão de pilão até que os ingredientes maiores estejam bem pequenos, como se tivessem sido moídos.

12. Acrescente a carne de sol frita e soque.

13. Continue até que a carne de sol desfie e se misture ao restante.

Ao contrário da farofa onde os ingredientes são apenas misturados, na paçoca, utiliza-se do pilão, fazendo com que o sabor, o tempero, a gordura dos ingredientes se soltem e passem para a farinha de mandioca, o que deixa a receita com um sabor intenso, único.


Bom apetite!

 
 
 

Comments


  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Flickr - Black Circle

© 2016 por THE WORLD AROUND MY NOSE.

bottom of page