Gruta Rei do Mato
- Mallê
- 28 de out. de 2014
- 3 min de leitura
Minas Gerais é berço de infinitas belezas naturais. As montanhas, responsáveis por suas famosas paisagens, escondem, em seu interior, algo ainda mais fascinante.
O Circuito das Grutas é composto por três cavernas, e a primeira delas que tive a oportunidade de conhecer foi em Sete Lagoas/MG. Eu nunca havia estado em um lugar se quer parecido.

O Monumento Natural Estadual Rei do Mato fica no trevo de entrada para a cidade, a 62km da capital, pela BR-040. O nome da gruta de deve ao fato de que, segundo a lenda, um homem (não se sabe quem morava ali sozinho. Dizem que ele era alto, branco, e de olhos claros. Foi visto muitas vezes pelos moradores da época na região em que hoje se encontra o Bairro Eldorado. Supostamente, vendia artefatos rústicos de madeira e bambu. Alguns acreditam que ele era um refugiado político, ou um desertor da Revolução de 1930.
Chegando ao local, temos visão de um lugar bonito e muito bem cuidado! Grama verdinha, sombra de árvores muito altas. Primeiramente, passamos pelo Receptivo Turístico. Ali, pagamos uma taxa pela visitação (R$ 15,00 a inteira, e possui meia-entrada para estudantes com carteirinha e também para pessoas com 60 anos ou mais). Há muitos folhetos informativos, com a história do lugar, fotos, e até material interativo para crianças (eu, que adoro uma recordação, garanti um de cada!).

Alguns dos panfletos que são disponibilizados aos visitantes. Coleção pessoal.
As visitas acontecem todos os dias, das 8 às 17 horas. São formadas turmas de, no máximo, 18 pessoas. A última turma entra às 16 horas, pois a duração do passeio é por volta de uma hora. Enquanto aguardávamos chegar mais pessoas, caminhamos pelo receptivo, que conta com lanchonete, banheiros, loja de souvenirs, e um amplo auditório que comporta até 114 pessoas.
Enfim, chegou nossa hora de entrar! Recebemos algumas orientações do guia, que são muito importantes, já que o lugar é uma unidade de conservação. É preciso alertar os visitantes sobre a importância de proteger o patrimônio. Pegamos nossas lanternas. Lá dentro não tem iluminação. Sem a lanterna, nada se vê.

Regras de Visitação - Gruta Rei do Mato (Panfleto Informativo)
A gruta tem 235 metros de extensão, e quatro salões. Possui pinturas rupestres datadas de 6 mil anos, feitas a partir de sangue e gordura vegetal. Foram encontradas lá dentro ferramentas petrificadas.
A cada passo, surgem coisas mais interessantes: pedras que brilham com a incidência de luz, rochas de cores diferentes de acordo com o mineral depositado, estalagmites e estalactites de formatos únicos aguçam a imaginação! O cartão postal da gruta são as colunas paralelas e de formato cilíndrico. Perfeitas e raras. Exemplares como estes podem ser vistos apenas aqui e em Altamira, na Espanha.
Eu nem sei como descrever a sensação! Foi mágico! Uma beleza única! Uma recordação pra vida inteira!

Infelizmente, um dos salões, conhecido como "Grutinha", onde estão as mais expressivas pinturas rupestres, foi fechado para visitação por tempo indeterminado, depois de atos de vandalismo: covardemente picharam suas paredes internas!
É importante lembrar que não são permitidas visitas usando sapatos abertos, nem a entrada de crianças menores de 6 anos.
Quando passarem por aqui, não deixem de conhecer essa preciosidade!
Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato
Endereço: BR-040, KM 472 - Trevo entrada Sete Lagoas/MG - Bairro Universitários Agendamentos e Informações: (31) 3771 - 5258 / (31) 3775 - 2695 / (31) 9 9326 - 1000
Outras Dúvidas e Questões: mngreidomato@meioambiente.mg.gov.br
Circuito das Grutas - Minas Gerais
Endereço: Rua Senhor dos Passos, 278 - sala 307 - Centro, Sete Lagoas / MG
Telefone: (31) 3775 - 2329 E-mail: circuitodasgrutas@circuitodasgrutas.com.br Site: www.circuitodasgrutas.com.br
Comments