top of page

Igreja São José

  • Mallê
  • 8 de mar. de 2017
  • 2 min de leitura

Caminhando pelo centro de Belo Horizonte, é impossível não notar a construção imponente, cheia de cores vibrantes, no alto da escadaria que sai na Avenida Afonso Pena. E se a faixada exuberante ganha olhares, seu interior é de tirar o fôlego.

Construída pela congregação dos redentoristas, a Igreja de São José tem o formato perfeito de uma cruz latina. A matriz tem 60 metros de comprimento e 19 de largura.

O notável monumento foi construído com arquitetura bastante eclética, predominando o estilo neogótico, muito difundido no século XIX. Neste estilo arquitetônico, existem algumas características marcantes que podem ser facilmente observadas aqui: a presença de torres muito altas, geralmente três. No alto de cada torre, uma espécie de haste, denominada pináculo. Vitrais com estruturas de ferro retorcido entre os vidros coloridos.

Igreja de São José | Foto: Mallê

Vitrais: vidros coloridos e os ferros retorcidos | Foto: Mallê

As rosáceas são também elementos da arquitetura gótica. São aberturas circulares, acima da porta principal, com mosaicos em vidro que dão formas que se assemelham a uma flor (por isto o nome). Elas transmitem contato com a espiritualidade e ascensão do sagrado através da luz e cor.

Rosácea | Foto: Mallê

A igreja é bastante alta, com o teto em forma de abóbada. Sua decoração no interior é de 1910. Tudo muito rico em detalhes: muitas colunas, o presbitério, e até mesmo um órgão de tubos fabricado em 1927. A pintura interna foi feita pelo artista alemão Guilherme Schumacher que entregou a obra no fim do ano de 1912.


Corredor lateral da igreja com suas inúmeras colunas e teto em forma de abóbada | Foto: Mallê

Pintura interna da Igreja | Foto: Mallê

São incontáveis as belezas! Painéis que retratam a santíssima trindade entre anjos e santos. No presbitério, aparecem no teto Nossa Senhora com o menino Jesus, e 40 medalhões com os antepassados de Jesus, desde Abraão até José.

Medalhões com antepassados de Jesus | Foto: Mallê

Nas paredes do altar-mor estão os quatro evangelistas e, ao lado das janelas inferiores, os Doze Apóstolos. No alto dos arcos, há seis doutores da igreja e o padroeiro, São José. Nos altares laterais do lado direito, há cenas da vida de Santo Afonso, a promessa da redenção feita a Adão e Eva, e a aparição de Nossa Senhora de Lourdes a Bernadete. Do lado esquerdo, a história do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Calvário e a aparição do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria.

No corpo da igreja, no alto, estão de um lado 14 santos e do outro lado, 14 santas. Esta separação faz referência a uma época em que homens e mulheres deveriam se sentar separadamente dentro das igrejas.


Em 2014, teve início a sua restauração, que tem o intuito de devolver à igreja detalhes de sua construção original.

A matriz recebe um público aproximado de 1500 pessoas por dia e de 5000 nos finais de semana. A entrada na igreja é gratuita. São permitidas fotos no interior da igreja.

Endereço: Rua Tupis, nº 164 - Centro - Belo Horizonte/MG

Site: http://www.igrejasaojose.org.br

Horário de Funcionamento: 6:00 às 22:00h

 
 
 

Commenti


Leia Também:
Sobre mim...

Agraciada por nascer em berço cantante, aprendi o ofício de ser passarinha. Lá no Vale do Jequitinhonha, onde me fiz, também, artesã. Através da imensurável riqueza de suas manifestações culturais, o Vale me encantou com cada tradição popular, e alcei vôo. De um lado a outro, por toda Minas Gerais, coleciono lembranças, experiências... Vida! E meu pouso é agora na Capital, me dedicando a fazer sorrisos.

Receba as novidades!

Procure por Tags

© 2023 by The World Around My Nose  |  Na Mala da Mallê

bottom of page